Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de maio de 2017

A insegurança nossa do dia-a-dia




A insegurança nossa do dia-a-dia


Por: Fernando Marin



 Com certeza, sentir-se seguro é um dos itens necessários para que se tenha uma boa qualidade de vida. Muitas pessoas chegam a mudar para outras cidades em busca de uma vida com mais segurança, na ilusão de que ela é maior nas localidades de pequeno porte. E era, mas de tempos para cá a criminalidade, aliada a um tráfico de drogas cada vez mais atuante, vem frustrando essa expectativa de uma vida com mais tranquilidade.

 Quando acontece um aumento na criminalidade, a início a população costuma culpar a ineficiência da polícia, mas na verdade a insegurança provém de um somatório de causas de origem social, cabendo `a polícia apenas manter a ordem e retirar do convívio social os criminosos – o que já está se tornando tarefa difícil em várias regiões.

 Em grandes cidades, principalmente no Rio de Janeiro, a situação está aparentemente fugindo do controle dos órgãos de segurança. O grande número de comunidades carentes, as quadrilhas bem organizadas e lideradas, armadas com o que há de melhor e uma polícia em crise estão perdendo espaço para os bandidos. O número de roubos vem crescendo, agora com a explosão de carros-fortes e de caixas eletrônicos, mostrando que políticas sociais erradas nas últimas décadas estão cobrando a conta do governo e da sociedade.

  Aos poucos, sabe-se lá por que, a educação foi retirando das grades escolares disciplinas importantes, como religião, moral e civismo, organização social e política do Brasil, e outras mais, que davam às crianças e jovens boas noções de cidadania e de comportamento social. A degradação da estrutura familiar também colabora em muito nessa questão, a partir do momento em que deixa de haver uma referência de liderança  nos primeiros anos de vida, gerando muitas vezes jovens desajustados e sem noção de limites.

 A desigualdade social é outro fator importante, a partir do momento em que causa a falta de expectativa de vida para muitos jovens carentes e acaba facilitando a ida desses jovens para o crime. Falta de oportunidades de qualificação profissional e, consequentemente, de emprego também são fatores que acabam levando à criminalidade.

 Porém, a causa que considero a mais grave é a da impunidade. É mais que necessário que se revise e atualize a nossa legislação, adequando-a à realidade atual e criando punição mais severa para os que optarem pelo caminho do crime, como forma de retirar efetivamente os marginais do convívio social , com oportunidade de reeducação e reinserção na sociedade, cumprida a devida pena.

 Nossas leis, muitas da década de 1940, estão completamente defasadas, e necessitam de uma revisão urgente. É necessário que se cobre dos legisladores ( Deputados Federais e Senadores) leis mais severas, que venham realmente a inibir a criminalidade, sob pena de convulsão social iminente. É preciso que tenhamos uma polícia moderna, eficiente, baseada no uso da inteligência e dotadas dos recursos materiais disponíveis para que ela possa combater os bandidos de igual para igual. Necessitamos com urgência de uma reformulação na educação, que possa trabalhar de maneira inclusiva, criando 
oportunidades para que os jovens possam ingressar no mercado de trabalho, impedindo a sua ida para o crime.

 Na maioria dos países desenvolvidos do mundo o índice de criminalidade é pequeno, assim como o número de presidiários. Por que não copiamos o que há de bom? Por que não buscar subsídios onde há paz? A quem interessa essa legislação que não pune como deveria?

 Tema para a nossa reflexão.

Fernando Marin

Um comentário:

  1. Infelizmente por causa de um erro do passado, mesmo depois de convertido e salvo em Cristo tive minha prisão preventiva decretada, assim posso falar com a visão de quem passou por dentro de um sistema penitenciário, ao meu ver manter o atual sistema é um dano a sociedade, pois o sistema não com sua função que é além de punir, ressocializar, as politicas publicas tão bem descritas na legislação não funcionam e orque não? Porque existe uma cultura maligna neste pais de ganhar-se vantagem em tudo, e creiam-me ate mesmo na superlotação do sistema penitenciário, então para certos interesses escusos é necessário manter o atual regime. A impunidade existe porém só existe para uma determinada classe social e politica. Não creio que seja necessário uma reforma tão radical em nossa legislação, creio que seja necessário porém que ela se cumpra em sua integralidade, punindo devidamente, dando oportunidades de ressocialização quem assim se mostrar merecedor. Quero ressaltar porém que Deus ainda é Juiz, e que Igreja do Senhor ainda é a luz que brilha nas trevas e que testemunhei vividamente como que o evangelho pode realmente operar a tão esperada mudança de vida.

    ResponderExcluir