Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O Diácono



O Diácono
 
 
   Ahh, os diáconos, essas figuras tantas vezes incompreendidas no seio da igreja! Creio que muitos na verdade não conhecem muito bem o real trabalho de um diácono, imaginam até mesmo que esse é apenas um cargo honorífico no meio eclesial.
 
   Na verdade são pessoas vocacionadas e escolhidas para darem suporte ao trabalho pastoral, em todos os seus aspectos. Não são substitutos do pastor, mas seus auxiliares fiéis, ajudadores de todas as horas, pessoas de oração e de coração, prontas a atuarem na necessidade de alguém.
 
   Transcrevo a seguir um texto que fala - e muito bem - sobre quem são os diáconos e diaconisas, de autoria do Pr Oswaldo Luiz Gomes Jacob, e que foi publicado na revista "Palavra e Vida", da Convenção Batista Fluminense no 4} trimestre de 2013.
 
   Creio que após essa leitura, todos compreenderão melhor as atribuições e deveres dessas pessoas usadas por Deus para o desenvolvimento do Reino aqui na terra.
 
 
Fernando Marin
 
 
O Diácono
 
 
   Servidor alegre. Contente com o seu trabalho. Ele o faz por causa de Cristo, o Servo maior. O seu coração se rejubila em servir. As suas entranhas fervilham de gratidão por trabalhar modestamente. Um homem ou uma mulher simples no sentimento, nas palavras e nas ações. Não busca holofotes. Não almeja o pódio, mas o chão ou o húmus. Não está interessado em elogios, mas em engrandecer o Senhor com o que faz. O seu trabalho é excelente. Seus relacionamentos saudáveis. O seu coração é prazeroso em repartir o pão, o espaço e o cuidado. É proativo. Uma pessoa admirada pelos mais novos e mais velhos. Sensível às necessidades dos outros. Nutre a hospitalidade em seu coração. Pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar (Tg 1.19). Sábio em suas decisões. Que tem prazer em adorar a Deus em espírito e em verdade (João 4.24). Ele é manso e humilde de coração (Mt 11.29). Aprecia viver aos pés do Mestre para aprender a ser um cristão melhor, mais útil. A sua família é ajustada. Ele é um referencial ético. Responsável em tudo o que faz. Tem o dom da misericórdia. Detentor de um espírito cooperativo e interativo.
   Respeitado em todos os segmentos da igreja. Um facilitador. Amigo sincero do pastor da igreja e ora por toda a liderança. O seu prazer maior é glorificar a Deus em tudo o que faz. A Bíblia é o seu vade- mecum ou manual de vida. Não é um diácono-problema, mas é um diácono-solução. Uma pessoa de oração, que tem deleite em entrar no santo dos santos em Cristo Jesus. Aprecia muito testemunhar de Cristo, sendo exuberante. O evangelismo é o seu estilo de vida. Sincero, procurando sempre ter um olhar introspectivo. Um homem cheio do temor do Senhor.  Eis o diácono bíblico chamado para ser oficial da igreja. Que não pleiteia cargos, mas cargas. Ele deve ter a fé de Abraão; a simplicidade de Isaque; a persistência de Jacó; a capacidade administrativa de José; a liderança de Moisés; a liderança na família à semelhança de Josué; a confiança de Davi; a amizade de Jônatas; a sinceridade de Jeremias; o amor de João; a coragem de Estêvão; o espírito evangelístico de Paulo. Deve ser um imitador de Deus como filho amado, andando em amor como Cristo nos amou e a si mesmo se entregou por nós (Ef 5.1,2). Que privilégio ser um diácono, um servidor de Jesus, um homem amoroso, deleitoso e espirituoso. Íntegro a toda a prova. Cheio do Espírito e de sabedoria. Que ama a igreja do Senhor Jesus, sua família e o seu país. Um diácono que dê prazer ao coração do Pai, que o criou e o redimiu em Cristo Jesus, Seu Filho.
Pr Oswaldo Luiz Gomes Jacob


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário